top of page
AIRTON BARBOSA:
35 ANOS DE SAUDADE

Por Dodó Félix - Correio do Agreste - ​HOMENAGEM a AIRTON BARBOSA

​No domingo 29 de maio de 2016, por iniciativa do maestro Juliano Barbosa, apoio de sua genitora, poeta e escritora Valdinha de Melo Barbosa, da Associação dos Músicos e Amigos da Música - AMAMUS, e da secretaria municipal de cultura de Bom Jardim, o Cento Cultural Marineide Braz proporcionou inesquecível tarde musical. Realizou-se nessa ocasião magnífico concerto para lembrar os 35 anos da morte do maestro bonjardinense Airton Lima Barbosa, falecido no Rio de Janeiro em maio de 1980. Com grande pendor para arte musical manifestado desde muito cedo, aos dezessete anos desembarcou na cidade maravilhosa como vencedor do concurso “Jovens Talentos” patrocinado pelo ministério da Educação.

​Na homenagem que lhe foi prestada na cidade natal, sob a regência do seu filho Juliano Barbosa, composições de Capiba, Tom Jobim, Pixinguinha, Duda, Domiguinhos e Astor Piazzolla dentre outros, foram executadas para deleite do público. O grupo instrumental Sopros de Bom Jardim, responsável pela apresentação do que há de melhor na música nordestina, brasileira e universal realizou exuberante exibição.

 

​A participação especial da banda do Grêmio Litero Musical Bonjardinense foi um espetáculo a parte. Da pauta constaram conhecidos dobrados brasileiros, que foram entusiasticamente aplaudidos.  Além da sociedade local, fizeram-se presente representantes da revista Continente da CEPE (Companhia Editora de Pernambuco), que deverá trazer futuramente em suas páginas matéria sobre o evento. Grande número da família do homenageado marcou presença, bem como remanescentes do maestro Levino Ferreira, com destaques para os maestros Laurivan Barros e Lúcio Sócrates. Em prantos a viúva do saudoso Airton, Valdinha de Melo Barbosa proferiu comovente pronunciamento. Por outro lado, vários conterrâneos enalteceram  as qualidades do grande musicista que partiu aos 37 anos.

bottom of page