MAESTRO: INTÉRPRETE E PREPARADOR MUSICAL
Por Juliano Barbosa
Algumas Palavras...
A palavra MAESTRO em sua origem morfológica "Magister" quer dizer "aquele que sabe mais". Mas em cada lugar e em suas traduções literais, acabam assumindo outros sentidos, outros conceitos que revelam como aquele determinado povo entende esta função.
Em inglês é "CONDUCTOR" (quem conduz), em francês é "CHEF D´ORCHESTRE" (o chefe da orquestra) em espanhol "EL REGENTE" (quem faz a regência) e em italiano "MAESTRO" (o mestre, o professor). No Brasil usamos tanto o termo REGENTE como MAESTRO pra designar aquele que está à frente de uma banda, coral ou orquestra.
De qualquer forma e em qualquer lugar, o MAESTRO é sempre um PREPARADOR MUSICAL, ou seja: Quem estudou previamente a obra escrita pelo COMPOSITOR /ou ARRANJADOR e vai preparar sua execução frente ao grupo para a qual a obra foi escrita, segundo os critérios da estética, da técnica, do estilo, do gênero, da forma, da harmonia, da composição.
Neste trabalho de preparação e de uma forma prática, concluímos que o maestro, além de ser quem “CONDUZ” os músicos, de ser quem “SABE MAIS” e de ser o “CHEFE” da orquestra, de ser quem quem faz a "REGÊNCIA", o MAESTRO é também um INTÉRPRETE. Pois neste processo de preparação musical entram também o seu olhar pessoal, a sua leitura sobre a obra, a sua visão de mundo. Quase sempre tentando descobrir o que realmente quer dizer, aquele que compôs a música ou escreveu a partitura e como deve ser a maneira de melhor interpretá-la.
p.s (Houve um tempo que eram os próprios COMPOSITORES quem preparavam e regiam suas obras)...