Bom Jardim-PE
Uma poética lenda envolve a história de Bom Jardim. Acredita-se que no início do século XVIII, um único fazendeiro possuía as terras que hoje formam o município. O sentimento religioso impulsionou o seu desenvolvimento, pois o rico proprietário convidou um sacerdote para dar assistência aos poucos católicos dos arredores, depois de mandar construir uma capelinha dedicada a Sant’Ana, próxima à sua casa. Tudo entre uma vegetação cercada de paus-d’arco, também conhecidos como ipês. O sacerdote encantou-se com a paisagem, classificando o local de majestoso, pois até havia “árvores de ouro”, referindo-se as flores amarelas dos ipês e passou a chamar o lugar de Bom Jardim, origem ao nome do futuro município.
Hoje, é um dos mais prósperos municípios agrestinos, tendo na cultura do abacaxi, bem como, na extração do granito e pedras semipreciosas, a sua maior riqueza.
Bom Jardim oferece uma infraestrutura de equipamentos e serviços. Hospedagens e restaurantes, tornam agradável e divertida a estadia dos turistas que entram em contato com a culinária local e participam das variadas manifestações populares.
O Município fica situado no Agreste Setentrional de Pernambuco a 110 Km do Recife, e o acesso é através da rodovia estadual PE 90. Com altitude média de 334m, possui clima agradável com temperatura anula em torno de 26ºC e tem uma extensão territorial de 294 Km, onde se concentra a maior reserva de granito marrom imperial do mundo.
Conhecida como a "Terra da Música", suas manifestações culturais são marcadas pelas grandes expressões musicais e poéticas, e sua culinária regional.