89 anos de História na Terra da Música
O Grêmio Lítero Musical Bonjardinense é a mais antiga sociedade musical da região do agreste setentrional pernambucano. Fundado em 1932 na cidade de BOM JARDIM-PE, teve na figura de MESTRE TETÉ (Manuel Pessoa dos Santos) por muitas décadas o seu principal regente, professor e diretor musical.
Por ele passaram grandes músicos bonjardinenses como LEVINO FERREIRA, AIRTON BARBOSA, DIMAS SEDÍCIAS, LULA BARBOSA, ZÉ BAGRE, BECA, BIU DE BOLÃO, SEU LUÍS DO TUBA, ROGÉRIO ANDRADE entre outros, formando ao longo do tempo desde sua fundação, várias gerações de músicos e muitos até hoje integram sua octogenária Banda de Música.
Levino Ferreira e Mestre Teté
Desde 1932 formando Músicos
Atualmente, a Banda de Música do GLMB é presidida e dirigida por FELIPE BARBOSA, Sub-Tenente da Banda da POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO e tem também a Direção Musical do Maestro JULIANO BARBOSA, ex-integrante da PETROBRAS SINFÔNICA e Orquestra Sinfônica do THEATRO MUNICIPAL do Rio de Janeiro.
O Grêmio vem apresentando obras do REPERTÓRIO DE OURO das bandas de música além de novos arranjos, interpretando sempre clássicos do repertório nordestino, brasileiro e internacional, retomando suas antigas tradições musicais e reafirmando sua importância histórica no cenário cultural da região.
A Banda de Música do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense tem como objetivos principais:
-
Cooperar com a divulgação e a democratização da cultura musical na cidade e na região promovendo o entretenimento da comunidade, por meio de concertos, tocatas e retretas e participando das festividades cívicas, religiosas, populares e recreativas do Município e de outras localidades;
-
Musicalizar os jovens do Município, com vistas à sua socialização e profissionalização propiciando tanto o aperfeiçoamento musical dos aprendizes quanto o desenvolvimento técnico e contínuo dos músicos profissionais com aulas e ensaios abertos e regulares durante todo o ano;
-
Despertar nos jovens a importância do seu papel social, os primeiros ensinamentos éticos, as primeiras noções de dever, direito, justiça e equidade, o respeito às leis e o amor à Pátria.