Diretoria Executiva
Felipe Barbosa
Presidente
Primeiro-Sargento Músico do Corpo Musical da POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO, numa carreira que totaliza 19 anos dedicados à corporação, Felipe Adelino Barbosa, vem de uma família de grandes músicos bonjardinenses e iniciou-se na música ainda jovem através do clarinete, seu primeiro instrumento. Ingressou na Banda de Música do GRÊMIO LÍTERO MUSICAL BONJARDINENSE com 14 anos, incentivado por seu pai, o saudoso trompetista BECA e teve como seu primeiro e principal professor o Maestro LULA BARBOSA.
Com passagens pela SOCIEDADE MUSICAL 19 DE JULHO, e diversos outros conjuntos instrumentais, participou em 2008, 2009 e 2010 da OFICINA DE MÚSICA LIVRE de Bom Jardim-PE, projeto coordenado pelo maestro carioca Juliano Barbosa. Ainda como integrante da Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco, em 2013 participou como saxofonista e arranjador, juntamente com os artistas Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Almir Rouche entre outros, do projeto DVD NATAL SANFONADO, uma iniciativa beneficente, com renda destinada a programas sócio-assistenciais de Recife-PE.
Instrumentista, Professor e Arranjador, Felipe Barbosa lidera ainda, há 15 anos, o grupo OCTETO ORQUESTRA na cidade de Bom Jardim-PE, atuando como principal diretor musical, cantor, tecladista e arranjador.
Mac Sedicias
Vice-Presidente
Atualmente considerado um dos principais músicos em atividade na cidade de Bom Jardim-PE e formador de toda uma classe de meninos músicos que tiveram com ele seu primeiro contato com os instrumentos musicais da banda e as primeiras noções de teoria, o saxofonista Dimas Mac Sedícias vem de uma família tradicional de músicos bonjardinenses, há vários anos vem atuando na área de educação musical na região com importante papel na formação de uma nova geração de instrumentistas.
Professor de Música na ASSOCIAÇÃO CAPIBA da cidade de Surubim-PE, Mac Sedícias passou pelas mãos do consagrado compositor, arranjador e Maestro DIMAS SEDÍCIAS, nos anos 90 no GRÊMIO LÍTERO MUSICAL BONJARDINENSE onde participa há mais de 20 anos como músico e depois como professor e Maestro. Teve também como professor Manoel Agostinho do Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (CPCMR), participou de várias Master Classes, entre elas com os saxofonistas Gilmar Black (Spok Frevo) e Cacá Malaquias (Bandas de PE), só pra citar.
Presença garantida nas orquestras de frevo do carnaval pernambucano, participa de várias bandas de forró e conjuntos de baile no interior do estado. Paralelamente ao trabalho desenvolvido no GLMB, Mac Sedícias também atua como músico integrante dos grupos musicais SOPROS DO BOM JARDIM, JACUMÃ JAZZ e OCTETO ORQUESTRA.
Kellson Sousa
Diretor Cultural
Nascido em Recife, Kellson José Barbosa de Sousa é um dos músicos profissionais mais jovens da cidade de Bom Jardim-PE, município origem de seus familiares e onde exerce a sua arte desde que escolheu a Música como sua principal ocupação. Com 15 anos de idade, recebeu o Título de “TALENTO JOVEM DA MÚSICA” como saxofonista da cidade de BOM JARDIM. Vocação à parte, Kellson é formado em TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA pela ETE de Limoeiro-PE (Escola Técnica Estadual de Pernambuco).
Músico integrante do grupo instrumental SOPROS DO BOM JARDIM, monitor de Saxofones e Flautas do GRÊMIO LÍTERO MUSICAL BONJARDINENSE, foi ainda professor do PROJETO LEVINO FERREIRA, curso de Capacitação Musical promovido pela PREFEITURA MUNICIPAL através da Secretaria de Assistência Social entre 2014 e 2016. Teve Master-Classes com os saxofonistas IVAN DO ESPÍRITO SANTO (Banda Sinfônica da Base Aérea do Recife), GILMAR BLACK (Spok Frevo e Banda Sinfônica de Recife), e estudou com os professores JULIANO BARBOSA (Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e SANDOVAL MORENO, curso de Regência (Projeto BANDAS DE PE do CPM).
Ex-Integrante do Grupo OCTETO ORQUESTRA, atuante conjunto musical da cidade e ainda fundador do Quarteto de Saxofones SAX A4, Kellson Sousa participou de todas as edições da OFICINA DE MÚSICA LIVRE DE BOM JARDIM-PE (OFLIM), projeto musical que em 2011 teve o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB) em parceria com o BNDES e o Governo Federal.
Como Professor ministrou aulas de Música nas escolas Dr. Mota Silveira, Justulino Ferreira Gomes (Escolas de Referência do Ensino Médio – EREM), e ainda na Escola Raimundo Honório, Centro Educacional Despertar e Escola Teresinha Barbosa (ETB), todas em Bom Jardim, há cinco anos lecionando nas escolas do município. Agora concluindo o curso de SERVIÇO SOCIAL na Faculdade UNOPAR de Carpina-PE.
Felipe Bruno
Secretário
Felipe Bruno Brito Rodrigues
Leonardo Barros
Tesoureiro
Neto de Levino Ferreira e filho do lendário violonista Luís Orobó, personagem principal das antigas serestas e serenatas da cidade, Leonardo Maurício Barros de Oliveira vem de uma importante linhagem de músicos bonjardinenses. Iniciou-se na música pelas mãos do pai através do violão e mais tarde se interessou pela TUBA, instrumento que aprendeu com o Maestro Lula Barbosa no GRÊMIO LÍTERO MUSICAL BONJARDINENSE (GLMB) e depois na SOCIEDADE MUSICAL 19 DE JULHO.
Ainda no Grêmio Lítero Musical Bonjardinense fez o curso de Iniciação, Atualização e Educação Musical com o professor, maestro e compositor DIMAS SEDÍCIAS e teve aulas no CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA (CPM) com os professores Marco César (Bandolim) e Jorge Simas (Violão 7 cordas) tendo participado em 2012 da Mostra Internacional de Música de Olinda – MIMO como bandolinista na Oficina de Cordas Dedilhadas ministradas pelo Profº Marcos César.
Participou de várias edições do projeto OFICINA DE MÚSICA LIVRE de Bom Jardim-PE (OFLIM), sob a coordenação do maestro Juliano Barbosa. Professor de Tuba e Bombardino do PROJETO LEVINO FERREIRA - O MESTRE VIVO, coordenado pela Secretaria de Assistência Social da PREFEITURA MUNICIPAL de Bom Jardim entre 2014 e 2016, Leonardo participou em 2015 do programa BANDAS DE PE (CPM) em BOM JARDIM-PE, tendo com orientador o prof. Walmir Vieira (UFPB).
Leonardo Barros tem ainda uma longa jornada como instrumentista em Bandas de Música e outras retretas, incluindo tocatas em alvoradas, procissões, blocos de carnaval, desfiles e inaugurações, e como integrante de grupos como o Sopros do Bom Jardim, Octeto Orquestra, Orquestra Oficina e da Orquestra de Frevo de Bloco e Coral Levino Ferreira de Olinda-PE, entre outros.
Maria Fança
Vice-Tesoureira
Aluna do PROJETO LEVINO FERREIRA, curso de Capacitação Musical promovido pela PREFEITURA MUNICIPAL de BOM JARDIM-PE nas classes de contrabaixo (Prof. Aílton Silva) e flauta-doce (Prof. Leonardo Barros), Maria Barbosa de França trabalhou como arquivista da FILARMÔNICA JOVEM e do grupo SOPROS DO BOM JARDIM.
Formada em Administração pela UFPE com estágio na AMAMUS (Associação dos Músicos e Amigos da Música de Bom Jardim-PE) e com passagem pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal, Maria França é Vice-Tesoureira da DIRETORIA EXECUTIVA e arquivista da Banda de Música do GRÊMIO LÍTERO MUSICAL BONJARDINENSE, trabalhando desde 2015 com o Maestro JULIANO BARBOSA, atual diretor musical e regente da entidade.
Marcelino Goveia
Diretor de Sede
Marcelino Goveia de Barros ...
Geová Gomes
Vice-Diretor de Sede
Nascido em 1983, Geová Gomes de Moura teve sua iniciação musical na percussão ainda menino com o Prof. Luciano Batista e com 17 anos entrou na Banda de Música do GRÊMIO LÍTERO MUSICAL BONJARDINENSE onde atua como baterista e percussionista até hoje. Integrante do grupo OCTETO ORQUESTRA desde 2002, Geová Gomes foi Professor de Bateria do PROJETO LEVINO FERREIRA – O MESTRE VIVO, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Bom Jardim-PE entre 2014 e 2016.
Professor de Música no projeto MAIS EDUCAÇÃO da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de BOM JARDIM-PE, aos 34 anos, Geová Gomes desponta como um dos principais bateristas da região em atividade, com destaque para suas atuações em diversas orquestras de baile, grupos instrumentais e conjuntos de forró - como o grupo Sopros do Bom Jardim, Banda Reluz, Gata de Luxo, Alcione do Acordeon, Valda Sedícias, Orquestra Oficina entre outros.
Em 2015 fez MASTERCLASSE de Bateria com Prof. Sérgio Soares (Banda Sinfônica do Recife) no Programa BANDAS DE PE do Conservatório Pernambucano de Música e Secretaria de Educação do Estado e desde 2008 participa da OFICINA DE MÚSICA LIVRE de Bom Jardim, coordenado pelo professor e maestro carioca Juliano Barbosa, projeto que em 2011 teve patrocínio do Banco do Nordeste em parceria com o BNDES o e Governo Federal.
Além de músico instrumentista, Geová Gomes participa desde 1995 da equipe da técnica da PAIXÃO DE CRISTO DE BOM JARDIM, coordenação do Prof. Márlio Salviano, evento patrocinado pela FUNDARPE desde 2006. É membro-diretor da AMAMUS, Associação dos Músicos e Amigos da Música e do GRÊMIO LÍTERO MUSICAL BONJARDINENSE.
Juliano Barbosa
Diretor Musical
Músico de variada experiência profissional no cenário musical brasileiro, com atuações entre o erudito e o popular, JULIANO BARBOSA é detentor de uma sólida formação musical - não apenas como aluno das melhores instituições de ensino do Rio de Janeiro como a Pro Arte, Escola Villa-Lobos, Escola Brasileira de Música, e no ensino superior, como aluno da UFRJ e da UNIRIO - mas principalmente, como herdeiro de uma extensa tradição musical de família.
Filho do saudoso fagotista bonjardinense AIRTON BARBOSA - fundador do QUINTETO VILLA-LOBOS - herdou de seu pai o talento musical, o instrumento e o professor: o grande mestre do fagote no Brasil, o francês - naturalizado brasileiro, NOEL DEVOS. Dentre as suas variadas atuações profissionais como fagotista no campo da música de concerto, integrou durante décadas, duas das mais importantes orquestras sinfônicas da cidade do Rio de Janeiro: a Orquestra PETROBRAS SINFÔNICA e a Orquestra Sinfônica do TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
Na música popular, gravou o CD “FAGOTE BRASIL – Encontro na Varanda”, interpretando sambas, choros, valsas e canções da nossa música, com obras de Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Cartola, Guinga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola consolidando assim, a sua experiência na música popular brasileira. Este CD lhe abriu portas para importantes participações como fagotista em gravações para trilhas sonoras de cinema, teatro e televisão, além de conduzi-lo a participações em Cds de muitos artistas nacionais. Em 2006 e 2007, ainda como fagotista, participou do show “UNIVERSO PARTICULAR” de MARISA MONTE, viajando em turnê pelo Brasil e por mais de 40 das principais cidades de todo o mundo.