Diretor Musical
Juliano Barbosa
Músico de variada experiência profissional no cenário musical brasileiro, com atuações entre o erudito e o popular, JULIANO BARBOSA é detentor de uma sólida formação musical - não apenas como aluno das melhores instituições de ensino do Rio de Janeiro como a Pro Arte, Escola Villa-Lobos, Escola Brasileira de Música, e no ensino superior, como aluno da UFRJ e da UNIRIO - mas principalmente, como herdeiro de uma extensa tradição musical de família.
Filho do saudoso fagotista bonjardinense AIRTON BARBOSA - fundador do QUINTETO VILLA-LOBOS - herdou de seu pai o talento musical, o instrumento e o professor: o grande mestre do fagote no Brasil, o francês - naturalizado brasileiro, NOEL DEVOS. Dentre as suas variadas atuações profissionais como fagotista no campo da música de concerto, integrou durante décadas, duas das mais importantes orquestras sinfônicas da cidade do Rio de Janeiro: a Orquestra PETROBRAS SINFÔNICA e a Orquestra Sinfônica do TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
Na música popular, gravou o CD “FAGOTE BRASIL – Encontro na Varanda”, interpretando sambas, choros, valsas e canções da nossa música, com obras de Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Cartola, Guinga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola consolidando assim, a sua experiência na música popular brasileira. Este CD lhe abriu portas para importantes participações como fagotista em gravações para trilhas sonoras de cinema, teatro e televisão, além de conduzi-lo a participações em Cds de muitos artistas nacionais. Em 2006 e 2007, ainda como fagotista, participou do show “UNIVERSO PARTICULAR” de MARISA MONTE, viajando em turnê pelo Brasil e por mais de 40 das principais cidades de todo o mundo.
Atualmente radicado no interior de Pernambuco, desde 2008 vem oferecendo a sua contribuição musical à cidade de Bom-Jardim, terra natal de seus pais, inicialmente através da OFICINA DE MÚSICA LIVRE – OFLIM, que realizou durante cinco anos consecutivos. Mais recentemente, como coordenador do PROJETO LEVINO FERREIRA – O MESTRE VIVO, patrocinado pela Secretaria de Assistência Social da PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JARDIM-PE, fundou a FILARMÔNICA JOVEM DE BOM JARDIM, sendo seu primeiro diretor musical e regente.
Há três anos, agregando importantes músicos da vida musical bonjardinense, criou o grupo SOPROS DO BOM-JARDIM, um importante projeto instrumental que tem a finalidade de difundir para todos os recantos de nosso País, a música praticada no agreste setentrional pernambucano, com transcrições e arranjos especiais para esta formação musical. Ao mesmo tempo em que apresenta um variado repertório do popular ao erudito de fácil assimilação para um público menos favorecido, Juliano Barbosa tem como objetivo também a formação de plateia, através da realização de concertos educativos e apresentações musicais nas escolas para crianças, jovens e público em geral, aproveitando a sua experiência acumulada durante quase 20 anos, no Projeto MINI-CONCERTOS DIDÁTICOS do Museu Villa-lOBOS no Rio de Janeiro, sob a supervisão do violonista Turibio Santos, então diretor daquele Museu. Ao lado deste trabalho inédito com o SOPROS DO BOM JARDIM, foi atualmente convidado para reerguer, como diretor musical e regente, a BANDA de Música do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense, instituição de tradição quase centenária na cidade.